PURA SIMPATIA
A cidade de Machado pode ser classificada como um “celeiro musical”. Aqui cada banda ou grupo tem o seu ideal, respeitando o espaço de cada um. Entre eles, destacamos o grupo de pagode Pura Sensação. Tudo começou quando alguns amigos se uniram para tocar músicas do J. Quest, mas em ritmo de samba. Para alguns isso pode soar estranho, mas nos anos 70, a banda de rock brasileira Lee Jackson já misturava o samba com Rock and Roll.
Como ainda não tinham instrumentos, os garotos do Pura Simpatia começaram seus ensaios improvisando objetos caseiros como: panelas, latas e baldes. O grupo formado por: Gustavo (repique), Alissom (pandeiro), Guilherme (reco-reco), João Tomaz (rebolo, também conhecido como tan-tan), Jônata (cavaco), Vinicius (surdo) e Fernando (vocal), apresentaram-se pela primeira vez na Escola Gabriel Odorico. Durante a festa de São Benedito eles formaram uma roda de samba, alegrando os freqüentadores do Bar do Timôa.
Depois, a convite do amigo Alexandre (Xandi), eles se apresentaram no salão Oxygêneo, ao lado dos grupos Estilo e Arte Natural. A partir daí, o grupo passou a ser bem conhecido.
Além da Liga Machadense, eles se apresentaram no evento “Encontro de Pagode”, realizado na Praça Central de Pouso Alegre. Com o seu estilo moleque influenciado por grupos como Revelação, Jeito Moleque e Exalta Samba, os garotos levaram o público à loucura... Vale ressaltar que nesse dia, eles não conseguiram o tão aguardado apoio da Prefeitura Municipal de Machado. Tiveram que pagar e embarcar às pressas com todos os seus instrumentos a colo, num microônibus fretado por particulares. O sonho que o grupo deseja realizar é de poder um dia tocar no Concurso da Beleza Negra, realizado em Machado.
Terminamos a entrevista com João Tomaz, sintetizando os caminhos a percorrer do grupo: “Nós ainda estamos no chão; comendo terra. Quando estivermos de pé, aí teremos certeza de que o grupo poderá crescer”.